Aqui você encontra as melhores indicações para uma escolha assertiva.

Diversos

NFT: O que é, Como Funciona e Como Comprar

5/5 - (2 votes)

O mercado de criptomoedas e tecnologia blockchain alcançou popularidade sem precedentes em 2021, e as NFTs são um dos principais pontos positivos no espaço. O termo, que significa “token não fungível”, até ganhou o prêmio de palavra do ano do Collins Dictionary e liderou a lista de influenciadores de arte da ArtReview. Esse novo tipo de ativo vem ganhando cada vez mais espaço em diversos segmentos de mercado, pois um grande número de celebridades compra ou lança coleções nesse formato, além de alguns desses tokens serem de grande valor, valendo dezenas de milhões de dólares.

Mas o que exatamente é um NFT? Eles funcionam da mesma maneira que criptomoedas como Bitcoin? Quais são suas vantagens? Esse mercado continuará existindo ou é apenas uma moda passageira? Para responder a essas perguntas, preparamos este artigo para ajudá-lo a entender essa tecnologia que se tornou uma tendência global

nft o que é nft

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O Que é NFT?

Um NFT pode ser definido como um token digital projetado para representar algo, seja do mundo físico ou virtual, criado em uma blockchain – geralmente na blockchain Ethereum, onde mais de 80% dessa rede de ativos é criada.

Por causa disso, os NFTs costumam ser confundidos com uma criptomoeda, mas servem a um propósito diferente. Por exemplo, enquanto Bitcoin e Ethereum (os tokens nativos da rede Ethereum) funcionam como meios de pagamento e reservas de valor, os tokens não fungíveis são ativos únicos. Por exemplo, existem 21 milhões de bitcoins que são idênticos em valor e propósito. Um Bitcoin sempre será o mesmo que outro Bitcoin. Isso não é visto em NFTs. A própria rede blockchain garante que cada token criado neste formato é único e é impossível ter uma cópia verdadeira.

Para entender como isso funciona, vamos dar um exemplo do mundo físico. Imagine que você encontre um artista vendendo réplicas exatas de pinturas da Mona Lisa. Mesmo que a imagem, a tela seja do mesmo tamanho e proporções, você sabe que a pintura não é um verdadeiro Leonardo da Vinci e nunca será tão valiosa quanto o original, certo?

Com NFTs, o mesmo conceito pode ser aplicado ao mundo digital. Ao criar um quadro neste formato, mesmo que a imagem possa ser copiada e utilizada por outros usuários, somente o detentor do token não fungível possui a imagem original. Desta forma, os conceitos de escassez e autenticidade podem ser aplicados ao mundo digital como nunca antes.

NFT: Uma Nova Maneira de Fazer Negócios e Colecionar Coisas


Inicialmente, os NFTs se destacaram no mundo da arte, e vários artistas começaram a produzir e vender seus trabalhos nesse formato. No entanto, os músicos foram rápidos em oferecer suas composições neste formato. Já imaginou acesso exclusivo a músicas de seus artistas favoritos? É possível desde que ele lance a música nesse formato e você consiga comprar, claro.

Os NFTs também começam a ser explorados como alternativa comercial ao mundo esportivo, com times e atletas lançando seus próprios colecionáveis ​​nesse formato. A NBA fatura milhões com seus cartões colecionáveis ​​digitais Top Shot.

Até o mundo dos jogos digitais se rendeu à tecnologia. A Ubisoft foi uma das primeiras empresas do setor a anunciar que venderia seus itens personalizáveis ​​no jogo em NFTs para garantir que cada jogador pudesse ter itens exclusivos para seus jogos favoritos. Outras empresas desse mercado estão seguindo o mesmo caminho.

Vantagens e Desvantagens das NFTs


Vários benefícios dos NFTs ajudam a entender porque esse mercado está crescendo, chegando a bilhões de dólares por mês. É uma maneira mais prática para os criadores de conteúdo mostrarem e venderem seu trabalho.

Em vez de vender uma pintura em uma galeria, um pintor pode transformá-la em um NFT e leiloá-la para pessoas de todo o mundo, tornando mais fácil e rápido para os compradores. Isso também beneficia os colecionadores de obras, que podem comprar e aproveitar seus tokens com apenas alguns cliques.

Enquanto o mercado está animado com alguns colecionáveis, as NFTs trazem uma nova forma de adquirir ativos sem intermediários. Você pode comprar a coisa real diretamente do criador sem a necessidade de terceiros para provar sua originalidade ou vender o ativo.

Mas nem tudo está a favor deste mercado. Por serem criados no blockchain, os NFTs são considerados prejudiciais ao meio ambiente devido à grande quantidade de energia necessária para criar esses tokens. O grupo de K-pop BTS, conhecido por defender causas ambientais, tem enfrentado muitas críticas dos fãs por anunciar uma série nesse formato. No entanto, já existem protocolos e redes blockchain que prometem reduzir o consumo de energia no processo.

O alto valor observado nesses tokens também é alvo de críticas. Para muitos, se mais e mais obras e coleções forem comercializadas nesse formato, isso acabará tornando mais elitizado e difícil o acesso a conteúdos de diferentes nichos.

Onde Comprar NFTs?

Existem vários mercados dedicados à negociação e leilões de NFT, os maiores deles são OpenSea, Binance NFT e Coinbase NFT. Esses ativos são frequentemente negociados em criptomoedas, especialmente Ether (ETH).

Portanto, se você deseja comprar NFTs, primeiro precisa trocar seu dinheiro pela criptomoeda usada durante a transação do token. Além disso, você precisará de uma carteira criptográfica para armazenar seus ativos.

NTF: Essa Moda vai Durar?

Atualmente, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Na verdade, o mercado está extremamente empolgado com esse meio, e vários tokens estão sendo vendidos por um valor irracional. É possível que em algum momento ocorra uma reversão à média, causando uma desaceleração geral no segmento.

No entanto, algumas indústrias provavelmente continuarão investindo e mantendo essa classe de ativos, especialmente arte e jogos. Além disso, os NFTs serão essenciais em projetos de realidade virtual e metaverso, que parecem ser a tendência no mundo da tecnologia nos próximos anos.


Leia Também:

Postagens Relacionadas
Diversos

Os Melhores Tênis Femininos para Crossfit

5/5 – (2 votes) O Crossfit é um ótimo treino para quem quer cuidar da saúde, emagrecer e melhorar o desempenho em…
Diversos

Pinterest - O Que é e Como Usar

5/5 – (1 vote) O Pinterest é uma plataforma criada para pessoas que procuram imagens inspiradoras em diferentes áreas. A rede permite…
Diversos

YouTube Shorts: O que é e Como Funciona?

5/5 – (1 vote) As esperanças de refúgio entre aplicativos de vídeo curto logo se tornaram mais intensas. O sucesso do TikTok…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 14 =