Uma VPN gratuita parece ser algo perfeito – anonimato online completo, sites de streaming desbloqueados e navegação gratuita pelo conteúdo que você deseja sem se preocupar em ser rastreado, tudo sem gastar um centavo. Mas isso é realmente o que você pode esperar?
É importante entender como funciona uma VPN gratuita antes de confiar sua atividade online. É importante primeiro entender como o provedor fornece serviços gratuitos e quais sacrifícios você deve fazer em termos de funcionalidade e privacidade, e isso certamente influenciará sua decisão.
Você não ficará surpreso ao saber que nenhuma VPN gratuita podem se igualar aos melhores serviços de VPNs pagas, mas para usuários casuais, pode ser uma ferramenta útil. Embora seja improvável que eles visitem as bibliotecas da Netflix em todo o mundo, eles podem funcionar caso você tenha problemas em acessar seu e-mail com segurança em uma rede Wi-Fi pública ou realizar pesquisas que não deseja que sejam descobertas.
É Arriscado Usar Uma VPN Grátis?
Bem, tudo depende de qual VPN grátis você escolher. Embora existam muitos aplicativos bons, eles são muito mais numerosos do que aplicativos Android engenhosos que não têm plano de fundo, nenhuma política de privacidade e nenhuma responsabilidade se seus dados forem comprometidos.
Para algumas pessoas, tudo o que você precisa é de uma boa VPN gratuita. No entanto, além de quaisquer riscos aos seus dados, é importante entender que toda VPN gratuita tem limitações. Quase todo mundo vai impor algum tipo de limite de dados, limite de velocidade e restringi-lo a servidores em um ou alguns países.
Se você deseja o melhor serviço, recomendamos que você se inscreva em um provedor pago. Nossa VPN com melhor classificação é ExpressVPN, mas se você quiser economizar dinheiro, recomendamos o Surfshark. Por menos de US$ 2,50 por mês, você pode obter dados ilimitados e conexões simultâneas, bem como recursos detalhados que uma VPN gratuita não pode oferecer.
No entanto, se você decidir experimentar uma VPN gratuita, listaremos as cinco principais abaixo. Elas não afetam muito a usabilidade e vale a pena dar uma olhada.
Os Melhores Serviços VPN Gratuitos que Você Pode Baixar Hoje
1. Melhor VPN – ProtonVPN
ESPECIFICAÇÕES:
- Número de servidores: 3
- Localizações do servidor: 3
- Máximo de dispositivos suportados: 1
- Limite de dados: ilimitado
- Chat ao vivo 24/7: Não
Testamos uma gama de serviços gratuitos e nossa análise do ProtonVPN descobrimos que nenhum se compara à impressionante lista de recursos e desempenho do provedor suíço.
Em primeiro lugar, a diferença entre o ProtonVPN e os outros provedores é que ele fornece dados ilimitados – esta é a única VPN gratuita que você pode realmente configurar e usar quanto quiser, sem se preocupar com limite de dados.
Claro, existem algumas restrições – afinal, o provedor quer que você comece a pagar em algum momento. Durante os horários de pico, você verá que a velocidade diminuirá, porque os usuários pagantes têm prioridade sobre a largura de banda, e você só pode acessar um dispositivo por vez, não oferece suporte a P2P ou Secure Core e há apenas três locais que você pode acessar e conectar.
No entanto, em comparação com os concorrentes, a política de registro zero do ProtonVPN, excelente plano de dados ilimitado e suporte para uma ampla gama de dispositivos, juntamente com sua proteção funcional contra vazamento, split tunneling e servidor DNS personalizado, combinam-se para formar a VPN gratuita mais completa que testamos até aqui.
2. VPN Gratuita – Hide.me
ESPECIFICAÇÕES:
- Número de servidores: 5
- Localizações do servidor: 5
- Máximo de dispositivos suportados: 1
- Limite de dados: 10 GB por mês
- Chat ao vivo 24/7: Sim
Em nossa rodada de análises, o Hide.me se mostrou um excelente provedor e, embora ainda não esteja a altura de outros grandes provedores, ele melhorou e vale a pena considerá-lo, especialmente como uma boa VPN gratuita.
O Hide.me é muito adequado para quem gosta de funções e configurações de pesquisa, pois oferece um grande número de funções personalizáveis, todas disponíveis para usuários do plano gratuito. Isso inclui um kill switch, uma grande lista de servidores, split tunneling, Stealth Guard, e muitos outros protocolos.
No entanto, ao contrário do ProtonVPN, o Hide.me impõe restrições de dados aos seus usuários do plano gratuito. 10 GB por mês, o que é muita coisa, mas preferimos o plano ilimitado. Caso contrário, porém, não há nada de errado com o Hide.me, e se você for muito técnico e desejar configurar sua VPN exatamente como deseja, é uma escolha convincente
3. VPN Grátis – Windscribe
ESPECIFICAÇÕES:
- Número de servidores: 10+
- Localizações do servidor: 10+
- Máximo de dispositivos suportados: 1
- Limite de dados: 10 GB por mês
- Chat ao vivo 24/7: Não
O serviço de qualidade do Windscribe é excelente, o que se traduz em sua VPN gratuita. Após o registro, você terá 2 GB por mês sem fornecer nenhuma informação e, se fornecer seu endereço de e-mail, terá acesso à 10 GB.
Também gostamos do fato de que você pode escolher entre uma variedade de servidores, incluindo América do Norte, Europa, Hong Kong e a recém-adicionada Turquia. Claro, se você assinar o plano premium, terá mais opções, mas isso é o suficiente para uma VPN gratuita.
Curiosamente, a VPN gratuita do Windscribe é conhecida por ser capaz de acessar a Netflix. Embora não possamos de forma alguma garantir isso, já que as balizas estão sempre se movendo – e obterá acesso a um bloqueador de anúncios e um firewall
4. Free VPN – Hotspot Shield
ESPECIFICAÇÕES:
- Número de servidores: 1
- Localizações do servidor: 1
- Máximo de dispositivos suportados: 5
- Limite de dados: 500 MB por dia
- Chat ao vivo 24/7: Não
Em nossa análise do Hotspot Shield, listamos a VPN paga do provedor como uma das melhores VPNs, portanto, não é surpresa que as VPNs gratuitas também forneçam bons serviços. Oferecendo boa velocidade (embora não tão rápida quanto a versão paga) e um limite generoso de dados de 500 MB por dia, é perfeito para manter sua privacidade online.
Depois de abrir o aplicativo, você saberá que é uma suíte profissional porque esses aplicativos são elegantes e funcionam bem. No entanto, embora você possa ver todos os servidores premium no aplicativo, os usuários gratuitos estão limitados a um local nos Estados Unidos.
A Hotspot Shield parece ser perfeita, mas no entanto, ela impede que usuários gratuitos acessem o Netflix, então você não conseguirá assistir nada com ela ligada.
Existem também algumas preocupações sobre publicidade e registro. É amplamente afirmado que o Hotspot Shield injetará anúncios em sua navegação para subsidiar usuários gratuitos, mas com base em nossa experiência, não encontramos nenhuma diferença. No entanto, as informações que o provedor coleta sobre os usuários (largura de banda usada, seu sistema operacional, tempo de conexão, etc.) são um pouco preocupantes.
5. VPN – TunnelBear Free
ESPECIFICAÇÕES:
- Número de servidores: 1.000
- Localizações do servidor: 20+
- Máximo de dispositivos suportados: 5
- Limite de dados: 500 MB por mês
- Chat ao vivo 24/7: Sim
O TunnelBear é propriedade da gigante da segurança McAfee e com isso vem algumas infraestruturas e investimentos importantes – esta não é uma pequena VPN gratuita para a indústria.
Em nossa análise do TunnelBear, a primeira coisa que notamos é o aplicativo simples e limpo, que torna mais fácil para as pessoas começarem a usar em poucos segundos. No entanto, o que se seguiu foi uma clara falta de funcionalidade, embora o público-alvo do TunnelBear possa estar menos interessado em ajustar as configurações de DNS ou na diferença entre OpenVPN UDP e TCP.
Você não precisa inserir muitas informações pessoais para se registrar – apenas um endereço de e-mail – isso sem dúvida inspirará confiança na segurança da VPN. Ideal para verificar seu e-mail ou serviços de banco on-line.
No entanto, o TunnelBear está sujeito a um limite mensal de 500 MB, o que significa que depois de usar alguns vídeos do Facebook e e-mails com anexos, você pode estar próximo do limite mensal. Além disso, para todos, exceto os usuários mais inexperientes, a falta de funcionalidade será mais um obstáculo do que uma ajuda.
Para Quem São as VPNs Gratuitas Mais Adequadas?
Mesmo os melhores serviços VPN gratuitos são adequados apenas para uso ocasional, como em viagens ou em um café. Eles simplesmente não podem fornecer uso de dados ou velocidade suficiente para conexões VPN domésticas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se você deseja sempre criptografar todo o tráfego doméstico da Internet, deve pagar por um dos melhores serviços VPN – nossa primeira escolha é ExpressVPN.
Se o serviço VPN estiver localizado nos Estados Unidos, estará sujeito a mandados de busca e apreensão apresentados por agências de aplicação da lei dos EUA. Além disso, não importa o que o serviço afirme, todos os serviços VPN gratuitos registrarão as conexões do usuário.
Muitos dos serviços que analisamos aqui estão localizados no Canadá, Suíça ou Alemanha. Esses países têm leis de privacidade mais rígidas, mas um dos serviços canadenses, TunnelBear, foi adquirido recentemente por uma empresa dos EUA e deve ser baseado em uma nova lei dos EUA.
Quando Uma VPN Gratuita Não é Uma Boa Escolha?
Para quem deseja fazer streaming ou torrent, ou para quem procura uma VPN para jogos, uma VPN gratuita pode não ser suficiente. Isso porque essas atividades consomem muitos dados. Se sua VPN tiver dados ilimitados, isso não é um problema, mas se você só tem 500 MB para usar, isso é apenas cerca de um episódio na definição padrão no Netflix – e isso apenas se você puder realmente acessar o serviço..
Além disso, você pode descobrir que a velocidade de conexão cai, o que é um assassino para jogadores e downloaders de torrent. Essas atividades dependem de altas velocidades e apenas os serviços VPN pagos mais rápidos podem fornecer isso.
Finalmente, algumas VPNs gratuitas lutam com problemas de privacidade, e a adição de anúncios pode ser uma verdadeira dor para os usuários. Se você deseja o serviço mais seguro, terá que pagar por um – pelo menos você saberá exatamente como sua VPN está ganhando dinheiro, em vez de esperar que não estejam vendendo suas informações.
Leia Também: