O OnePlus 12, um carro-chefe muito mais completo que as versões anteriores
Indíce
Review completo do OnePlus 12
A OnePlus construiu uma reputação por fornecer especificações e desempenho de nível flagship a preços que superam a concorrência premium. O recém-lançado OnePlus 12 segue o mesmo caminho. Ele incorpora um chip Snapdragon de última geração, uma vibrante tela OLED de 120Hz com suporte Dolby Vision e um sistema de câmera aprimorado desenvolvido em parceria com a Hasselblad. No entanto, será que a OnePlus pode redefinir a competição no segmento de flagships com este aparelho?
One Plus 12 – Especificações
- Tela: OLED de 6,82 polegadas com resolução 2K Taxa de atualização: Adaptativa de 1 a 120Hz
- Câmeras traseiras: Principal de 50MP, ultrawide de 48MP, telefoto de 64MP com zoom óptico de 3x
- Câmera frontal: Selfie de 32MP
- Chipset: Snapdragon 8 Gen 3 RAM: 12GB/16GB
- Armazenamento: 256GB/512GB/1TB
- Bateria: 5.400 mAh
- Carregamento: Com fio de 80W, sem fio de 50W
- Cores: Flowy Emerald, Silky Black
OnePlus 12 – Design
À primeira vista, o OnePlus 12 se assemelha ao seu antecessor com seu grande módulo de câmera traseira circular. O estilo é elegante, se não exatamente inovador, e continua construtivamente uma estética que a OnePlus claramente deseja associar à sua linha premium. O telefone apresenta uma vibrante capa traseira verde que lembra a paisagem natural. Utilizando tecnologia AG avançada, a edição Emerald Flow exibe uma textura orgânica gravada em seu vidro traseiro, ampliando o apelo dinâmico do telefone.
A estrutura de metal mais espessa com suas laterais e cantos arredondados emana vibrações premium, mesmo que venha com a desvantagem ergonômica de o telefone parecer bastante pesado e largo. Com os smartphones grandes ficando cada vez maiores a cada ano, o uso com uma mão pode ser desafiador às vezes. Ainda assim, o 12 parece robusto e durável, graças ao Gorilla Glass em ambos os lados. Gorilla Glass Victus 2 na frente e Gorilla Glass na parte de trás.
Outra característica que retorna é o prático controle deslizante de alerta da OnePlus no lado, permitindo alternar facilmente entre os modos de som, vibrar e silencioso. O 12 também possui classificação IP65 para resistência a poeira e água. Embora não permita submersão, deve sobreviver bem a respingos e mergulhos breves.
One Plus 12 – Tela
O OnePlus 12 é construído em torno de um amplo display LTPO OLED de 6,82 polegadas com resolução 2K e taxa de atualização de 120Hz ProXDR, com uma nítida resolução de 3.168 x 1.440p. Imagens e vídeos parecem nítidos, com pretos profundos e cores vibrantes e intensas. Os ângulos de visualização também são bons, graças às bordas curvas.
Em conformidade com o foco da OnePlus em rolagem suave e animações, a taxa de atualização da tela pode variar de 1 a 120Hz, o que ajuda a equilibrar desempenho e vida útil da bateria. A tela também utiliza modulação de largura de pulso (PWM) de 2.160Hz para escurecimento. O painel também possui excelentes níveis de brilho máximo, atingindo 4500 nits, garantindo uma visibilidade clara ao ar livre. O suporte para HDR10+ e Dolby Vision se traduz em uma ampla gama dinâmica e contraste adicionado ao visualizar conteúdo compatível no YouTube ou Netflix.
One Plus 12 – Sistema operacional
utra área em que a OnePlus poderia ter avançado diz respeito à sua interface OxygenOS – especialmente porque não oferece nada significativo. A OnePlus ainda oferece uma interface limpa e moderna com seu próprio conjunto de recursos especiais, como a barra lateral inteligente que permite escolher aplicativos para acesso rápido. Mas o OxygenOS carece de recursos de IA que tornam o Pixel 8 e o Galaxy S24 mais atraentes.
Claramente, recursos de IA exigem recursos para desenvolver e aprimorar, razão pela qual a OnePlus está recorrendo ao Google para introduzir alguns recursos de IA no OnePlus 12. Um item em particular que está chegando ao OnePlus 12 é o Magic Compose, um recurso desenvolvido pelo Google, que utilizará IA generativa para fornecer aos usuários mensagens personalizadas. É semelhante ao recurso de assistência de bate-papo do Galaxy AI com o Galaxy S24, que pega o que você escreve e oferece outras opções para soar profissional, casual ou para mídias sociais.
Além disso, a OnePlus planeja introduzir um recurso chamado “Emojify” que usará IA generativa para criar emojis analisando a foto de perfil do usuário ou instantâneos de seus animais de estimação. Não sei quão útil ou prático esse recurso pode ser para a pessoa média, então descobrirei quando a OnePlus os lançar até o final do primeiro trimestre de 2024.
Fora isso, o OxygenOS 14 se parece e funciona muito como sua última iteração no OnePlus 11. Estou realmente surpreso com isso, porque a OnePlus introduziu vários recursos úteis com o Open foldable phone, como seu exclusivo multitarefa com o Open Canvas – então eu esperava o mesmo nível de atenção para aprimorar a experiência mais com o OnePlus 12.
One Plus 12 – Desempenho
O desempenho é outra área em que os flagships da OnePlus sempre se destacaram, e o 12 não é exceção. Ele é alimentado pelo mais recente Snapdragon 8 Gen 3, combinado com a rápida RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0. Como seria de esperar, tudo é incrivelmente suave ao rolar páginas da web, alternar entre aplicativos ou jogar jogos exigentes em configurações altas. O software otimizado da OnePlus desempenha um papel nessa velocidade sustentada também. O 12 está disponível nas configurações de 12GB/256GB ou 16GB/512GB, e recebemos a última. A RAM fornece ao processador um suporte amplo, o que é evidente na experiência fluida ao usar o telefone.
Os jogos são especialmente satisfatórios, com um atraso mínimo no toque e desempenho de pico sustentado graças ao excelente sistema de resfriamento do telefone. Surpreendentemente, em algumas ocasiões, observamos que os jogos travavam e eram fechados abruptamente. O motor de IA aprimorado do chip Snapdragon também promete melhorias em aplicativos, como efeitos de bokeh aprimorados em retratos ou processamento de cores aprimorado em fotos.
Com uma pontuação de núcleo único de 935 e uma pontuação de núcleo múltiplo de 4.760, o telefone mostra uma sólida capacidade de computação em várias tarefas. No entanto, ele realmente se destaca em seu desempenho de GPU, apresentando uma pontuação impressionante de 13.574.
One Plus 12 – Câmera
A OnePlus causou impacto quando anunciou sua parceria com a venerável empresa de câmeras Hasselblad em 2021. Essa colaboração continua este ano no ajuste e processamento do OnePlus 12. A matriz de câmera traseira é composta por três sensores – um principal de 50MP f/1.8, uma ultra-angular de 48MP f/2.2 e um telefoto de 64MP f/2.6 com zoom óptico de 3x.
Em condições diurnas, a câmera principal captura imagens com excelente detalhe fino, representação natural de cores e ampla faixa dinâmica. O grande sensor absorve bastante luz, mantendo o ruído baixo, mesmo nas sombras. O telefoto oferece uma boa profundidade e perspectiva com zoom de 3x, mantendo os objetos no primeiro plano razoavelmente nítidos. Suas capacidades de foco próximo permitem fotografar macros detalhados também. A ultra-angular traz um campo de visão expandido de 114 graus, ótimo para paisagens dramáticas ou espaços internos apertados. A distorção de barril está presente, mas não é muito intrusiva.
As fotos em modo retrato exibem efeitos de profundidade realistas com um desfoque suave e natural no fundo. Os objetos permanecem em foco nítido e bem expostos.
A fotografia com pouca luz também apresentou melhorias significativas este ano. As fotos noturnas da câmera principal mantêm detalhes e cores fortes sem parecerem excessivamente processadas. O algoritmo aprimorado do modo noturno equilibra exposições de forma agradável, mantendo o ruído sob controle.
Na parte frontal, temos uma câmera selfie de 32MP com uma lente grande angular de 21mm. Ela captura bem os detalhes faciais em condições ideais de iluminação. As selfies com pouca luz são apenas razoáveis – um pouco suaves e com ruído às vezes, mas ainda bastante compartilháveis.
No geral, o OnePlus 12 oferece uma experiência de câmera muito forte e pode competir com dispositivos como o Samsung S24 Ultra. As imagens mostram bom detalhe, cor e faixa dinâmica em diversas situações de captura. O desempenho em condições de pouca luz e no zoom também melhorou significativamente. Fotógrafos ávidos podem ainda obter resultados melhores do que concorrentes mais caros, mas a maioria dos usuários não deve ter muitas reclamações aqui.
One Plux 12 – Conclusão
Se há algo que não consigo tirar da minha mente sobre o OnePlus 12, é como este smartphone flagship se mostra mais competitivo do que nunca. Com a reintrodução do carregamento sem fio e a expansão ainda maior de sua capacidade de zoom telefoto, é difícil negar seu valor em relação a todos os outros smartphones top de linha.
Sou bastante exigente em relação ao que gasto meu dinheiro. Quando o faço, quero garantir que haja um valor tremendo no que estou adquirindo – e o OnePlus 12 prova que é o flagship acessível a ser batido mais uma vez. Embora eu fique desapontado por ter ficado para trás na frente da IA, seu ponto de preço consideravelmente mais baixo, combinado com tudo o que mencionei acima, permite que qualquer pessoa com um orçamento mais restrito experimente um flagship de alta qualidade a um custo não tão típico de alto valor.
Leia Também: