Aqui você encontra as melhores indicações para uma escolha assertiva.

Tecnologia

Os Melhores Notebooks para Trabalho

Encontrar uma máquina portátil para o seu trabalho diário pode ser um desafio devido à grande variedade de modelos e especificações, nem todos os modelos possuem os recursos necessários para sua função profissional e, embora alguns se encaixem, o preço pode ser uma barreira. Para ajudar a fazer a escolha certa, selecionamos modelos de diferentes faixas de preço para ajudá-lo a escolher o melhor notebook para o trabalho.


Tempo estimado de leitura: 17 minutos

Como escolher um notebook para trabalho?

Tela:

As pessoas que procuram um notebook poderoso para trabalhar vão gastar muito tempo usando essa ferramenta. Portanto, a tela do modelo é um aspecto importante da seleção correta, adequando-o à rotina e às necessidades.

Dependendo do tamanho, as telas podem ser divididas em três categorias diferentes:

  • Pequeno (13″): Para usuários que precisam de mobilidade mais fácil do notebook, uma tela menor, como 13″ é recomendada. Mais finos, leves e práticos, são fáceis de transportar e podem ficar desconectados por horas.
  • Médio (14″): Este é o tamanho de notebook mais comum e necessário para estudantes e trabalho. É uma boa opção porque eles não são muito pequenos, mas ainda são fáceis de transportar quando necessário.
  • Grandes (15,6 polegadas ou maiores):​​ Normalmente, são para um público mais específico que usa o notebook para entretenimento, como jogos ou filmes, ou para trabalhos pesados, como edição de vídeos e fotos.
  • Tela LED:
    Prós: as telas de LED conquistaram muitos fãs por suas imagens mais nítidas e cores mais brilhantes, que são boas para trabalhos que exigem várias cores. Outra vantagem desse modelo é que podem reduzir o consumo de energia em até 25%, além de manter a intensidade da cor na transmissão da imagem e não utilizar mercúrio para produzir a cor.
    Contras: As telas de LED são um pouco caras devido a todas as vantagens mencionadas acima. No entanto, a diferença de valor é mais do que compensada pela economia de energia e pela garantia de imagens de altíssima qualidade.
  • Tela LCD:
    Prós: A redução da emissão de luz é benéfica para quem lê ou escreve textos longos em um notebook, minimizando o cansaço visual. Além disso, é mais acessível.
    Contras: Fornece imagens opacas e translúcidas, resultando em menor brilho. Além disso, sofre flutuações de brilho da imagem durante a transmissão e utiliza mercúrio em sua produção, consumindo mais energia.

Armazenamento

Dependendo do perfil e dos objetivos do usuário, o armazenamento afetará de diferentes maneiras. Isso acontece porque todo mundo tem um comportamento quando se trata de armazenamento de dados.

Geralmente, os notebooks usam discos rígidos como o principal dispositivo de armazenamento. No entanto, com o avanço da tecnologia, novos modelos optaram pelo SSD.

Cada um deles tem suas vantagens, como o melhor custo-benefício do HD para maior armazenamento e a agilidade proporcionada pelo SSD, que é 3 vezes mais rápido que o HD.

Para entender melhor a diferença entre HD e SSD, veja mais detalhes sobre ele:

  • SSD de 128 GB: Transfira arquivos em alta velocidade, ideal para armazenar arquivos e programas importantes.
  • SSD de 256 GB: A capacidade é 2 vezes maior do que o SSD mencionado acima e o espaço de armazenamento é maior, adequado para usuários que buscam alta velocidade e grande capacidade.
  • HD 500GB: O HD500GB é capaz de armazenar vídeos mais pesados ​​ou programas e jogos maiores. Suas instruções são para usuários que não possuem arquivos muito grandes para armazenar.
  • HD 1TB: A capacidade HD 1TB é principalmente para quem deseja manter todos os seus arquivos em um só lugar. É o mais utilizado e a maioria dos usuários o considera suficiente para armazenar programas e arquivos.

Memória RAM

Assim como o armazenamento, a RAM afetará diretamente suas atividades diárias e o desempenho de softwares e programas.

Compreender as diferentes opções disponíveis é fundamental para escolher um laptop que funcione rapidamente e faça as coisas com eficiência. Veja abaixo algumas opções de memória RAM e algumas recomendações relacionadas a cada opção.

  • 2 GB: Um notebook de trabalho com 2 GB de RAM pode até ser uma opção válida se você deseja economizar acima de tudo e precisa realizar pequenos trabalhos como produção de texto. No entanto, é recomendável comprar um modelo com pelo menos 4 GB de memória para evitar possíveis transtornos no futuro.
  • 4GB: Esta é a opção mais popular do mercado, acessível e recomendada para funções mais simples, mas com uma ótima experiência de usuário. Também pode ser usado para programas um pouco mais pesados.
  • 6GB: O mais econômico, mas existem poucos notebooks com essa configuração no mercado, o que facilita o trabalho diário e suporta programas maiores, como edição de fotos e vídeos.
  • 8 GB: amplamente encontrado nos modelos mais recentes, 8 GB de memória permite que os usuários usem AutoCAD, Blender e Sketchup para jogos e programas pesados ​​que exigem mais da máquina.
  • 16 GB ou mais: Para usuários que procuram um notebook de trabalho rápido que possa lidar com programas grandes, 16 GB é a melhor opção. Embora 32 GB também estejam disponíveis, esse modelo ainda é muito mais caro e nem todos podem usá-lo.

Bateria

A bateria é um fator que acaba incomodando muitas pessoas após a compra, por isso é fundamental considerar alguns aspectos na hora de fazer uma escolha. A duração da bateria afeta diretamente a qualidade de um laptop.

No entanto, muitas pessoas não sabem o que procurar ao comparar modelos. Um deles é a quantidade de energia que a bateria pode armazenar. Esses dados são dados em mAh (miliamperes por hora), quanto maior o valor, maior a duração da bateria.

Outra coisa a considerar é a contagem de bateria, que pode variar de 3 a 12. Eles são responsáveis ​​por realizar as reações químicas dentro da bateria que garantem a alimentação do notebook. Portanto, além de estar relacionado ao peso e tamanho da bateria, o número de baterias é diretamente proporcional à capacidade de energia que pode ser armazenada na bateria.

Portanto, quanto maior o número de baterias, maior o armazenamento de energia. Mas, novamente, também será maior em peso e tamanho.

Considerando as várias opções de bateria disponíveis no mercado, dividimos os tipos de bateria em três grupos diferentes com base em quanto tempo a bateria será usada. Então você pode determinar qual você gosta mais:

  • Baixa Duração: Média de 3 a 6 células, taxa de mAh entre 2000 e 5200 mAh, a mais comum do mercado. Sua duração é de cerca de 3 horas em um laptop com tela de LED e 2 horas em uma tela de LCD. Se a liquidez não for um fator importante para você, ficar no mesmo lugar a maior parte do tempo pode ser uma boa opção.
  • Duração Média: Para quem procura uma opção intermediária, possui em torno de 6 a 9 baterias e taxa de mAh de 5200 a 6000 mAh, com tela de LED com duração em torno de 5 horas e LCD em torno de 3 horas.
  • Longa duração: A contagem de bateria de longa duração é de cerca de 9 a 12 células e 6000 a 8000 mAh. Até 7 horas de duração da bateria na tela de LED e 4 horas na tela de LCD.

Processador

Outra parte muito importante é o processador do notebook. O processador funciona como o cérebro e, para um bom desempenho, ele precisa funcionar de acordo com suas necessidades e executar tarefas com eficiência ao mesmo tempo.

A empresa dominante nesse quesito é a Intel, que está presente na grande maioria dos notebooks. Então vamos falar mais sobre eles:

  • i3: Por já ser considerado uma versão mais desatualizada pelo fabricante, o processador i3 também é mais barato, ideal para quem busca um notebook mais simples e usa programas mais leves. Além disso, ele foi projetado para economizar o máximo de energia possível, prolongando a vida útil da bateria.
  • i5: Essa opção garante um ótimo custo-benefício e é ideal para quem busca algo mais avançado que o i3, mas ainda não precisa de tanta potência para realizar tarefas com tranquilidade. Assim você pode garantir que seu modelo tenha bom desempenho sem gastar muito.
  • i7 ou i9: Além de serem os mais potentes, esses processadores também são os mais caros dos anteriores. Isso porque foi desenvolvido para usuários que usam programas mais pesados, seja para trabalho ou lazer.

Transporte:

É comum que as pessoas que usam notebooks carreguem seus dispositivos. Se você faz parte desse grupo, uma dica é ter uma boa mochila para carregar o notebook para poder protegê-lo sem aquecer o aparelho.


Qual o Melhor Notebook para Trabalhar?

Notebook para Trabalho – Modelos Top de Linha:

1. Apple MacBook Pro 2021

notebooks para trabalho

Para começar, este é sem dúvida o melhor Macbook porque tem o processador mais avançado da Apple. Assim, combina potência, velocidade e as conhecidas características e diferenciais da marca.

Por exemplo, possui uma porta Thunderbolt de alta velocidade, HDMI, leitor de cartão e fone de ouvido. Este modelo também vem com carregamento MagSafe 3 e Touch ID para maior segurança de dados.

A tela possui contraste e faixa dinâmica para maior qualidade e clareza. O notebook também possui uma câmera FaceTime de alta definição (1080p) e bateria de longa duração (até 21 horas). Além disso, uma CPU de 10 núcleos, até duas vezes mais rápida, além de uma GPU de até 31 núcleos, até quatro vezes mais rápida para aplicativos, jogos e tarefas complexas. Outro recurso é o Neural Engine de 16 núcleos, com inteligência artificial e aprendizagem automática até cinco vezes mais rápida.

Vantagens
  • Porta Thunderbolt e vastas conexões
  • É rápido e com alta capacidade de armazenamento
  • Possui inteligência artificial
  • Bateria dura até 21h
  • Tela é a maior da categoria
Desvantagens
  • Não deixa clara qual é a placa de vídeo
  • Preço alto

2. Dell XPS 13

notebooks para trabalho

O diferencial dessa opção é o processador de 11ª geração com até 4,8 GHz, 12 MB de cache e quad core. Esses recursos o tornam poderoso e ideal para a maioria das necessidades de trabalho. mesmo em tarefas simultâneas.

Ele vem com o Windows 11 pronto para uso e pesa apenas 1,2 kg. Portanto, pode ser usado imediatamente e é fácil de transportar. Além disso, possui uma tela de borda infinita com antirreflexo e possui boas opções de conectividade, como Bluetooth, Wi-Fi, USB, leitor de cartão e entrada para fone de ouvido.

Vale ressaltar que é produzido no Brasil com acabamento em alumínio para garantir maior durabilidade. Da mesma forma, possui um leitor de impressão digital integrado, um botão liga / desliga de inicialização rápida e um teclado retroiluminado.

Quer mais? Então, saiba que ele ainda tem webcam com infravermelho e privacidade em HD e alto-falantes integrados Waves MaxxAudio Pro.

Vantagens
  • Tela tem antirreflexo e borda infinita
  • Muitas opções de conexão
  • Tem sistema de som aprimorado
  • É leve, compacto e fácil de transportar
  • Teclado é retroiluminado
Desvatangens
  • Preço alto

3. Acer Aspire 5 

notebooks para trabalho

Este modelo possui um processador de 10ª geração, porém, em sua versão i5. Quando emparelhado com um SSD, este notebook de trabalho promete desempenho rápido sem travar, e esses recursos são aprimorados por uma placa gráfica dedicada que, além de aumentar o desempenho dos programas gráficos, também pode ser usada para jogos leves.

O Acer Aspire 5 ainda traz uma tela de LED de 15,6 polegadas com resolução Full HD, perfeita para quem gosta de assistir vídeos, filmes ou até mesmo usar programas de edição. Em relação ao espaço, os usuários podem usar 8 GB de RAM e 256 GB de SSD.

Vantagens
  • Tem processador de décima geração com bom desempenho
  • Possui placa de vídeo dedicada
  • Já chega com SSD de fábrica
  • Possui tela Full HD
Desvantagens
  • Tela usa tecnologia TN, que não tem boas cores
  • Não pode ser usado em jogos pesados

4. Lenovo IdeaPad Gaming 3i

notebooks para trabalho

Apesar de ser um modelo voltado para jogos, o IdeaPad Gaming 3i é um dos melhores notebooks de trabalho por causa de seu preço acessível e especificações poderosas. Ele é equipado com um processador de 10ª geração que, junto com o SSD, entrega desempenho acima da média mesmo em programas pesados, que acabou sendo nosso foco principal quando pensamos em trabalho.

O destaque é uma placa de vídeo dedicada GTX 1650, modelo com 4 GB de memória VRAM. Você pode usá-lo para aumentar o desempenho do seu computador em programas gráficos e até mesmo jogar os jogos mais famosos atualmente. O aparelho conta ainda com 256 GB de armazenamento interno em formato SSD, teclado retroiluminado, bateria com quase 10 horas de autonomia, e outros recursos.

Vantagens
  • Possui tela com resolução Full HD
  • Processador i5 de décima geração é potente
  • Tem SSD de fábrica
  • Placa de vídeo dedicada é potente
  • Bateria dura quase 10 horas de autonomia
Desvantagens
  • 8 GB de RAM é pouco perto do restante das peças
  • Pode ter problemas de refrigeração em jogos ou apps pesados

 5. Microsoft Surface Pro 7

notebooks para trabalho

Sem dúvida, um dos destaques deste modelo é o seu design. Compacto, leve (apenas 760g), bonito e único. Sua tela o diferencia porque é sensível ao toque e oferece imagens e cores nítidas e realistas.

Outro diferencial deste 2 em 1 é sua bateria que dura o dia todo (até 10,5 horas). Sem contar que possui tecnologias proprietárias para gráficos aprimorados, como o Instant On. Além disso, tem boas opções de conectividade.

Estes incluem leitor de cartão SD, 1x USB-C, 1x USB-A, fone de ouvido ou microfone, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0. Saiba também que ele vem de fábrica com o Windows 10 Pro, é multitarefa e oferece a mesma versatilidade de qualquer outro. Afinal, você pode optar por usá-lo como notebook ou tablet, seja em casa ou durante um passeio.

Vantagens
  • Muito leve e compacto
  • Tela touch
  • Boas opções de conexões
  • Pode ser usado como tablet
  • Bateria dura mais de 10h
  • Possui tecnologias exclusivas
Desvantagens
  • Tela pequena (12 polegadas)
  • Preço alto

Notebook para Trabalho – Modelo Custo Benefício:

1. Lenovo IdeaPad 3i

O IdeaPad 3i é um dos melhores laptops do mercado porque seu design fino permite que você o transporte com facilidade. Além disso, o dispositivo possui um processador de 10ª geração, o que significa que você pode esperar desempenho, qualidade gráfica e conectividade. Comparado ao HD tradicional, o uso do SSD é mais durável e rápido, o que é outra vantagem do modo da Lenovo.

Para completar a experiência, o IdeaPad 3i possui tela de 15,6 polegadas com resolução HD e tecnologia antirreflexo. Assim, assistir a um filme, uma série ou uma reunião de trabalho será menos cansativo. Seu processador é um i3 de décima geração, o que o torna mais potente e mais novo, mas recomendamos cautela ao executar programas pesados, pois esse modelo possui apenas 4 GB de RAM.

Vantagens
  • Processador de décima geração
  • Armazenamento interno já no formato de SSD
  • Bateria dura até 9 horas
  • É ultra-fino e fácil de transportar
Desvantagens
  • 4 GB de memória RAM pode apresentar travamentos
  • Nem todos os modelos chegam com Windows
  • Tela com resolução apenas em HD

2. Samsung Book E30

O Samsung Book E30 é um notebook para trabalho barato que suporta resolução Full HD. É uma ótima opção para quem valoriza imagens de alta definição, já que a maioria dos concorrentes nessa faixa de preço possui apenas telas HD. Além disso, é leve, compacto e elegantemente projetado com bordas finas para garantir uma experiência mais imersiva durante o uso.

Outra qualidade deste dispositivo é o fácil acesso à memória e ao HD, o que significa que você pode atualizar facilmente sua máquina. Essa até é nossa recomendação, pois 4 GB podem travar em programas pesados. Em relação ao espaço, o aparelho oferece 4 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno.

Vantagens
  • Tem processador atualizado de décima geração
  • 1 TB de armazenamento interno comporta muitos arquivos
  • Upgrade é fácil
  • Possui tela Full HD
Desvantagens
  • Não chega com SSD de fábrica
  • Apenas 4 GB de memória RAM pode gerar travamentos

3. Lenovo Chromebook 100e

Assim como no tópico anterior, o atrativo do Chromebook 100e é seu preço mais acessível em comparação com outros dispositivos. No entanto, este modelo é um bom substituto de notebook principalmente para professores por causa de sua bateria de longa duração com até 10 horas de duração, ferramentas de ensino e um design leve, portátil e durável que você pode levar aonde quer que vá.

O aparelho possui tela de 11,6 polegadas e tecnologia antirreflexo para deixar seus olhos menos cansados ​​durante o uso. Além disso, você pode ter aulas e chamadas de qualidade com a webcam de resolução HD. Em relação ao espaço, tem 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Desta forma, o Chromebook 100e prova ser um dos melhores notebooks para trabalho, estudo ou lazer.

Vantagens
  • Leve e compacto
  • Bom desempenho em tarefas leves
  • Bateria dura até 12,5 horas
  • Chrome OS aceita download de apps Android
Desvantagens
  • Não roda programas pesados
  • Tela apenas em HD
  • Não possui Windows

4. Samsung Chromebook SS 

O Chromebook SS da Samsung que é mais acessível que outros modelos, rapidamente chamou a atenção. Além disso, possui um design leve e durável que o torna resistente e durável, com um teclado confortável que não o cansa para digitar e até 12,5 horas de duração da bateria. Esses recursos tornam este dispositivo um dos melhores laptops do mercado a um preço mais acessível.

A máquina é equipada com tela LED de 11,6 polegadas com resolução de alta definição e tecnologia antirreflexo, proporcionando mais conforto aos olhos. Em relação ao espaço disponível, o aparelho conta com 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, mas também existe uma variante de 64 GB.

Vantagens
  • Leve e compacto
  • Bom desempenho em tarefas leves
  • Bateria dura até 12,5 horas
  • Chrome OS aceita download de apps Android
Desvantagens
  • Não roda programas pesados
  • Tela apenas em HD
  • Não possui Windows

Conclusão

Escolher um bom notebook para trabalhar depende muito da área em que você trabalha. Para aqueles com software simples e navegação na internet, um modelo de entrada é suficiente. Se você precisa rodar programas pesados, editores e outros softwares, recomendamos investir um pouco mais para não se irritar ou até mesmo ter problemas enquanto trabalha.

Leia Também:

5/5 - (2 votes)
Postagens Relacionadas
Tecnologia

Headset Gamer: As Melhores Opções em 2023

Os headsets gamers são dispositivos de áudio projetados especialmente para jogos eletrônicos. Eles são geralmente equipados com microfones para permitir comunicação com…
Tecnologia

Os Melhores Monitores Gamers em 2023

Os melhores monitores de jogos podem elevar sua experiência de jogo. Qualquer pessoa que esteja construindo um equipamento ultrapotente ou comprando um…
Tecnologia

Os Melhores HDs Externos em 2023

Um disco rígido externo é um dispositivo essencial. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver vários computadores, mas uma conexão local lenta….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 13 =

×