Aqui você encontra as melhores indicações para uma escolha assertiva.

Tecnologia

As Melhores Câmeras Fotográficas para Iniciantes

5/5 - (1 vote)

Escolher uma câmera é um passo muito importante para quem está começando a carreira de fotógrafo. Mas você sabe quais são as melhores câmeras para iniciantes? Esta é uma pergunta para muitos aspirantes, e a verdade é que não há uma resposta clara.

A escolha da câmera deve ser baseada em suas necessidades atuais e na quantidade de dinheiro que você tem para investir inicialmente.


Tempo estimado de leitura: 14 minutos

Qual a melhor câmera para iniciantes?

Segundo alguns especialistas, a melhor câmera para iniciantes é aquela que permite trocar de lente e pode ser usada à medida que você aprimora suas habilidades. Para te ajudar, existem alguns detalhes que você deve prestar atenção na hora de buscar a câmera ideal.

O que procurar em uma boa câmera?

Qualidade da imagem

Imagens com riqueza de detalhes, nitidez e boa nitidez são um requisito importante para quem deseja fazer um trabalho de alta qualidade. Esses recursos são encontrados apenas em DSLRs com sensores grandes e câmeras sem espelho. Esta é uma das diferenças entre eles e as máquinas normais.

Controles fáceis de usar para iniciantes

Para aqueles que ainda estão aprendendo, a câmera deve ter um modo automático simples que lhe dê confiança para começar a trabalhar. Embora tenha alguns comandos mais avançados (que você pode aprender com o tempo), as funções mais básicas precisam ser simplificadas o máximo possível.

Modelos manuais

Além do modo automático, a câmera precisa ter um modo manual fácil de usar para que você possa configurar as opções de exposição e foco. Afinal, você está em processo de aprendizado e, naturalmente, chegará um ponto em que você saberá mais sobre fotografia do que a própria câmera.

Lente intercambiável

À medida que sua técnica se desenvolve, às vezes você desejará explorar o potencial de diferentes tipos de lentes. Para não ter que recorrer a outra câmera, é interessante que você escolha uma câmera que possa ser trocada. Modelos com lentes intercambiáveis ​​permitem que você separe o corpo da lente para comprar separadamente.

Custo-benefício

Para quem está começando, pode ser que você não tenha muito dinheiro para gastar, ou simplesmente não queira investir tanto em primeiro lugar.

Recomendamos fortemente que você comece devagar para ter certeza de que é realmente a carreira ou hobby que você deseja seguir, pois gastar uma fortuna em uma câmera e se arrepender imediatamente não é bom.

Qual tipo de câmera comprar?

Antes de decidir qual câmera comprar, primeiro você precisa definir que tipo de trabalho deseja fazer com ela. Existem muitos tipos e modelos de câmeras no mercado hoje, com diferentes especificações para atender a diferentes necessidades. Vejamos alguns:

Câmeras DSLR

Uma DSLR (Digital Single – Lens Reflex ou Reflexo Digital de Lente Única) é uma câmera com um espelho mecânico que reflete a luz da lente para o visor.

Em outras palavras, eles usam um conjunto de espelhos e prismas para refletir a imagem que você está prestes a fotografar no visor. As DSLRs são uma ótima opção para estudantes e fotógrafos iniciantes que desejam investir um pouco mais em troca de alta qualidade de imagem.

Além da possibilidade de lentes intercambiáveis, essas câmeras possuem uma variedade de configurações personalizáveis, como foco, distância e ISO, são resistentes e possuem muitos recursos profissionais. Devido ao seu tamanho, este modelo é altamente recomendado para usuários que desejam uma câmera mais versátil para fotos de viagem, pois há opções mais leves e sem perda de qualidade de imagem.

Um erro muito comum quando se fala em câmeras DSLR é associar esse modelo à possibilidade de troca de lentes. Mas isso não tem nada a ver: nem todas possuem um sistema de lentes intercambiáveis. A sigla significa simplesmente como a imagem é gerada, diferente de outros casos em que o visor é independente da lente. Por exemplo, em câmeras mirrorless e superzoom, a imagem exibida na tela LCD ou no próprio visor é gerada eletronicamente.

Câmeras Mirrorless

Como o nome sugere, as câmeras mirrorless são aquelas que não possuem espelho para trazer a imagem ao visor. Como já mencionado, a imagem é gerada eletronicamente e possibilita que o fotógrafo possa visualizar a foto a ser clicada através da tela LCD ou por um visor eletrônico, como é o caso de câmeras mais avançadas. Essa característica faz com que elas sejam bem mais leves que as DSLRs.

Além dos controles manuais, essas câmeras também podem ter lentes intercambiáveis, trazendo qualidade profissional ao aparelho. Graças à sua praticidade e materiais mais leves que as DSLRs, torna-se uma opção viável para quem quer tirar fotos em movimento.

Sem falar que existem várias câmeras mirrorless que são tão poderosas quanto as DSLRs no mercado hoje, atraindo muitos profissionais para colaborar com elas em fotos de casamento para melhorar a mobilidade.

Entre as câmeras mirrorless, as das marcas Fuji e Sony se destacam pela alta qualidade de imagem e brilho. Há uma tendência clara em todas as câmeras de oferecer visores cada vez mais precisos, resoluções mais altas e simulações do resultado final cada vez mais próximas do que a câmera registra.

É importante notar, no entanto, que qualquer tela de exibição alimentada pela câmera irá drenar a bateria, resultando em um tempo de uso significativamente menor, que é sem dúvida o maior problema com esse tipo de dispositivo.

Câmeras instantâneas

As câmeras instantâneas são aquelas que exigem filme fotográfico, e a foto já é impressa na mesma hora após um clique. A produção desse tipo de câmera foi descontinuada devido à intensa concorrência das câmeras digitais, mas foi retomada recentemente devido à forte demanda.

Uma das maiores vantagens das câmeras instantâneas é o seu peso, sendo que alguns modelos no mercado chegam a pesar até 300 gramas. No entanto, apesar de serem mais leves e compactas que as câmeras profissionais, elas possuem ajustes e recursos muito limitados, tornando as câmeras instantâneas um modelo recomendado apenas para fotógrafos iniciantes e amadores.

Câmeras de ação (Action Cam)

Recomendado para fotógrafos iniciantes que vão fotografar em locais e situações especiais, como trilhas e esportes radicais em geral, as câmeras de ação possuem especificações modernas e melhor resistência a poeira, gotejamento e água.

Diferente das DSLRs e mirrorless, elas buscam leveza, compacidade e praticidade que podem ser usadas em qualquer lugar, além de oferecer sistemas de estabilização mais avançados.

As câmeras desse tipo são as mais novas da lista e são muito populares porque representam uma evolução no campo da fotografia e, além de serem práticas, também oferecem qualidade de imagem e vídeo satisfatória.

Devido à grande demanda por essas máquinas, diversos modelos podem ser encontrados no mercado, com diferentes especificações e tamanhos, sendo a maioria de pequeno porte.


Preparamos uma lista de algumas câmeras recomendadas para iniciantes ou estudantes de fotografia com base no que já foi dito:

As melhores câmeras para iniciantes

Nikon 610D

Este é um modelo de estilo DSLR com um sensor CMOS de formato FX de 24,3 megapixels capaz de capturar imagens incrivelmente detalhadas com gradações de tons suaves.

Além disso, possui um modo de disparo contínuo de 6 fps que pode capturar 6 imagens por segundo sem perder a nitidez. O modo de bloqueio silencioso é perfeito para quem precisa trabalhar sem perceber.


Canon EOS Rebel T6i

A Rebel T6i possui um sensor CMOS de resolução de 24,2 megapixels (APS-C), que fornece fotos muito detalhadas, limpas e naturais. Seu sistema de foco automático oferece foco rápido e preciso, para que você possa gravar vídeos em Full HD com confiança.

Além da conectividade sem fio, a Rebel T6i possui NFC (Near Field Communication) integrado, permitindo que os fotógrafos conectem de forma rápida e fácil a câmera a qualquer dispositivo compatível e transfiram as imagens via Bluetooth.


Canon EOS 6D Mark II

A 6D Mark II é a câmera perfeita para liberar sua visão criativa. Possui um sensor CMOS full-frame de 20,2 megapixels com uma sensibilidade ISO de 40.000 e um processador Digic 7.

Esta DSLR foi projetada para fotógrafos que desejam aprimorar suas fotos com a ajuda do sensor, capturando belos retratos e paisagens de alta qualidade mesmo com pouca luz.


Nikon D3300

Se você está procurando uma câmera compacta que oferece conforto e mobilidade sem sacrificar o bom desempenho para capturar imagens de alta definição, a Nikon D3300 pode ser uma boa escolha. Apesar de seu pequeno tamanho e peso leve, possui um poderoso sensor de imagem que captura até os menores detalhes com clareza.

Com 24,2 megapixels, a câmera funciona bem mesmo em ambientes com pouca luz.

Apesar de ser uma DSLR, é uma câmera recomendada mesmo para quem quer tirar fotos de viagem. Isso se deve em grande parte ao seu tamanho compacto, medindo apenas 133,1 x 99,8 x 78,8 mm e pesando aproximadamente 410 gramas.


Nikon D7000

A Nikon D7000 é um modelo do tipo DSLR e possui um sensor de imagem CMOS formato DX de 16,2 megapixels que proporciona imagens realistas com cores vívidas, com baixa taxa de ruído e gradações de tonalidades suaves. Apesar de sua alta tecnologia, é uma câmera de corpo surpreendentemente portátil e suficientemente resistente para qualquer situação.

Essas câmeras são capazes de realizar gravações de vídeo em Full HD a 24 quadros por segundo e ainda acompanham um recurso que permite fazer pequenos cortes em suas produções ou salvar frames de vídeos no próprio dispositivo.

Ela também oferece um sistema de foco automático satisfatório e com resultado intermediário.


Nikon Coolpix W300

Esta incrível câmera de ação da Nikon é compacta, possui capacidade de gravação 4K e incrível estabilização de imagem e vídeo, além de ser à prova d’água e capaz de suportar uma profundidade de 30 metros. Além disso, é resistente ao gelo e à poeira, tornando-a uma câmera ideal para todos os climas.

A Nikon Coolpix W300 oferece imagens com zoom de grande angular e o sensor CMOS de 16MP oferece fotos de alta qualidade mesmo em condições de pouca luz. Ele também tem conectividade fácil e rastreamento por GPS.


Canon 5D Mark III

Com seus 22,3 megapixels, a 5D Mark III possui desempenho de processamento incomparável e um poderoso sensor full-frame que garante imagens de altíssima resolução.

Sua ótica especial de foco automático de malha de alta densidade com 61 pontos e uma faixa ISO estendida de 100-25600 tornam a EOS 5D Mark III ideal para capturar fotos em várias ocasiões, como casamentos, fotos de estúdio ou áreas abertas.

A 5D Mark III também possui recursos avançados de gravação de vídeo para trabalhos profissionais, como filmagem de filmes com qualidade de cinema em Full HD.

Graças ao seu sensor CMOS e ao poder de processamento de imagem da Canon DIGIC 5+, o desempenho de disparo de até 6 fps oferece nitidez e desempenho excepcionais, mesmo em cenas de ritmo acelerado.


Conclusão

Entrar na carreira de fotógrafo requer não apenas dedicação, mas também equipamentos de qualidade. Isso requer um grande investimento inicial.

Para quem ainda está começando, outra opção é uma câmera semiprofissional, que costuma ser mais barata e tem boa qualidade de imagem.


Leia Também:

Postagens Relacionadas
Tecnologia

As 5 Melhores Marcas de Celulares em 2022

5/5 – (1 vote) Em nossa opinião, a Samsung é a melhor marca de telefone que você pode escolher em 2022 . Ela produz telefones…
Tecnologia

Os Melhores Estabilizadores de Câmera (Gimbal) para Você

5/5 – (1 vote) Os melhores gimbals são estabilizadores mecânicos que usam pelo menos dois, mas geralmente três eixos de rotação para…
Tecnologia

Os Melhores Volantes para Jogos de Corrida no PC em 2022

5/5 – (1 vote) O melhor volante de corrida para PC tem tudo a ver com canalizar seu Lewis Hamilton ou Dale…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 2 =

×