Você pode usar diferentes tipos de programas gratuitos para ouvir música em seu computador. No plano gratuito, algumas pessoas precisam de uma conexão com a Internet para funcionar corretamente, assim como o Deezer e o Spotify. Outros não apenas tocam música, mas também reproduzem vídeos, podcasts e transmissões ao vivo. Alguns softwares exibem apenas arquivos salvos no computador e não permitem o streaming de música online. Verifique os cinco programas na lista a seguir para ouvir música no PC e as diferenças em cada programa.
Indíce
Os melhores apps para ouvir música
1. Spotify
O Spotify é um serviço de streaming de música muito popular. Sua busca online oferece aos usuários acesso a milhões de artistas, músicas, podcasts e vídeos exclusivos. A particularidade do programa é usar algoritmos na recomendação de músicas e criar playlists e estações de rádio de acordo com as preferências do usuário.
A principal desvantagem do Spotify é que ele requer uma assinatura da versão premium do player para aproveitar todos os seus recursos. Os recursos exclusivos da versão paga incluem: salvar músicas offline na biblioteca, pular faixas ilimitadas e ouvir música sem anúncios. A versão desktop do programa é gratuita para Windows e Mac. O pacote premium custa R $ 16,90, mas a versão promocional home custa R $ 26,90, que pode ser compartilhada por seis usuários. Estudantes universitários podem optar por assinar o Spotify Premium por R $ 8,50.
2. Deezer
Assim como seu rival Spotify, o Deezer também permite que você toque milhões de músicas e artistas online gratuitamente. Em relação à competição, seu principal diferencial é a quantidade de artistas brasileiros disponíveis no aplicativo. O plano visa proporcionar mais espaço para iniciantes nacionais, principalmente gêneros evangélicos.
O Deezer também oferece a opção de ouvir transmissões ao vivo. Comparado com outros programas do mesmo estilo, o som deste programa é mais alto e claro. No entanto, para aproveitar totalmente o Deezer, você deve assinar as versões Premium +, Deezer Family, Student ou HiFi. O pacote de software HiFi oferece aos usuários uma experiência de som mais nítida e envolvente e tem uma qualidade superior à da versão gratuita. O plano do Deezer vale para PCs com Windows 10 e Mac, e o preço é o mesmo do Spotify, exceto HiFi, que custa R $ 33,80 por mês. Clientes TIM de alguns planos da operadora tem acesso ao player de áudio sem nenhum custo adicional.
3. TuneIn Radio
Ao contrário dos programas acima, o TuneIn Radio se concentra na reprodução de transmissões ao vivo. A pesquisa online do software fornece várias estações de rádio e podcasts. O programa possui uma guia de navegação na qual o conteúdo é dividido por temas, para que o processo de busca por determinado conteúdo específico seja mais dinâmico.
As diferenças da TuneIn baseiam-se na produção de seu próprio conteúdo. A plataforma oferece entrevistas e diálogos com artistas renomados da indústria ou novos imigrantes. Seu conteúdo é atualizado em tempo real, podendo transmitir ao vivo o conteúdo reproduzido na transmissão e os podcasts disponíveis na Internet. Você pode ver as músicas mais populares, recomendações de cantores, gêneros e próximos shows. O programa pode ser baixado no Windows 8.1, sistemas posteriores e Macs, e a maioria de suas coleções estão disponíveis gratuitamente. No entanto, a versão premium pode acessar conteúdo exclusivo, como rádios e podcasts da NFL, NBA, NHL e Disney Disney, e custa US$ 9,99 (aproximadamente R$ 38) por mês.
4. VLC Media Player
O VLC Media Player suporta a reprodução de vídeos e música em uma variedade de formatos práticos. É ideal para quem deseja ouvir arquivos de áudio de uma biblioteca de computador. A interface é simples e intuitiva, mesmo para a maioria dos usuários leigos.
Para os mais exigentes, o VLC possui vários recursos avançados. A diferença é que você pode facilmente manipular e equalizar o áudio de uma música ou vídeo. Para tirar proveito desta ferramenta, basta ir ao menu “Ferramentas”> “Efeitos e Filtros”. Você também pode criar listas de reprodução e salvar alterações em arquivos. O VLC pode ser baixado no Windows, Mac e Linux.OS programa é gratuito e não tem anúncios. Em outras palavras, não há necessidade de se inscrever no pacote premium para acessar todas as suas ferramentas.
5. Foobar2000
Recomendado para usuários experientes, Foobar2000 é um reprodutor de áudio mais complexo e completo do que o VLC. Este programa foi projetado para reproduzir arquivos de áudio de um computador e realizar perfeitamente suas funções. Sua visão é simples, mas o tocador tem a garantia de proporcionar uma experiência sonora única.
Alguns de seus recursos incluem suporte para vários formatos de áudio, funções personalizadas projetadas por ele e ReplayGain (uma função que pode equalizar e corrigir defeitos de som automaticamente). O programa também permite a execução de arquivos compactados, trazendo praticidade e dispensando a instalação de programas especiais de descompressão. Outro diferencial do reprodutor é a reprodução sem intervalos, que permite que as músicas sejam tocadas sem “pausas” entre elas, tornando a reprodução mais suave. A interface é totalmente em inglês e Foobar2000 está disponível apenas para Windows (beta e estável). O programa é gratuito e possui uma função constantemente atualizada, o que pode garantir que as correções de bugs apareçam rapidamente.