Para os amantes de filmes medievais – aqueles com grandes batalhas, castelos escuros, príncipes e princesas – listamos 8 filmes clássicos desse gênero para você assistir e avaliar novamente e novamente. Além do entretenimento, também garantimos uma imersão no mundo ficcional da “Idade das Trevas”, e às vezes até um mundo de fantasia.
Indíce
Filmes medievais
1. O Nome da Rosa
- Ano: 1986
- Direção: Jean-Jacques Annaud
- Gênero: suspense
O Nome da Rosa é uma adaptação do famoso romance de Umberto Eco e conta uma série de assassinatos em mosteiros italianos na primeira metade do século XIV. O frade franciscano William de Baskerville (Sean Connery) é chamado para investigar. Você gosta de thrillers sombrios? Então você vai gostar desse filme!
2. Highlander
- Ano: 1986
- Direção: Russell Mulcahy
- Gênero: ação e fantasia
Pode-se dizer que Highlander não é apenas um filme medieval. A história do guerreiro escocês imortal se desenrolou em dois períodos completamente distintos: o início do século XVI e os anos 1980. Para quem gosta de bons filmes de ação e boas performances (Christopher Lambert e Sean Connery são as duas estrelas desse filme), essa é uma boa opção de entretenimento.
3. Excalibur
- Ano: 1981
- Direção: John Boorman
- Gênero: aventura, fantasia
Dos muitos filmes existentes sobre fábulas medievais sobre o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, talvez o melhor filme seja Excalibur. A história que você já deve conhecer: o rei da Inglaterra enterrou a espada Excalibur em uma pedra antes de morrer. Detalhes: Esta espada foi dada pelo Mago Merlin. O reino está dividido, e apenas aquele que conseguir retirar a espada da pedra será reconhecido como o novo rei. O filme recebeu duas indicações ao Oscar e ganhou um prêmio no Festival de Cinema de Cannes.
4. Joana D’Arc
- Ano: 1999
- Diretor: Luc Besson
- Gênero: ação, drama biográfico
Este filme conta a incrível história de Joana d’Arc (1412-1431), uma camponesa que recebia mensagens de santos durante a Guerra dos Cem Anos e chegou a comandar o exército francês. Mas sua reputação e o apoio do rei Carlos VII acabaram se voltando contra ela. Joana tornou-se uma heroína ainda reverenciada pelos franceses e foi canonizada pela Igreja Católica em 1909.
5. Coração Valente
- Ano: 1995
- Direção: Mel Gibson
- Gênero: guerra, drama biográfico
Mel Gibson era William Wallace (1270-1305), um dos líderes do exército que se opôs ao Reino da Inglaterra durante a Guerra da Independência da Escócia. Wallace ficou famoso após sua vitória heróica na Batalha de Stirling Bridge. O filme fez sensação no Oscar de 1996: de 10 indicações, ganhou nada menos que 5, incluindo o de melhor filme. No mesmo ano, Mel Gibson ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor.
6. Ran
- Ano: 1985
- Direção: Akira Kurosawa
- Gênero: drama de guerra
Ran adaptado da peça de Shakespeare Rei Lear é um verdadeiro clássico do diretor japonês Akira Kurosawa. A história se passa no Japão feudal e conta o conflito entre os três irmãos depois que o pai decidiu dividir seus bens de acordo com a tradição e nomeou o filho mais velho como o próximo senhor. Em 1986, ele ganhou o Oscar de Melhor Traje e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano.
7. Lancelot, o Primeiro Cavaleiro
- Ano: 1995
- Direção: Jerry Zucker
- Gênero: aventura romântica
Outro filme sobre a lenda do Rei Arthur? Sim, outro filme sobre a lenda do Rei Arthur. Mas vale a pena assistir, principalmente as atuações de Sean Connery (Rei Arthur), Julia Ormond (Guinevere) e Richard Gere, este último interpretando Lancelot, que se apaixonou por Ji Mrs. Neville, e foi recompensado depois que ela foi resgatada do ataque . O problema é que ela vai se casar com o Rei Arthur, Lancelot deve lutar para proteger Camelot, Camelot é atacada pelo ex-cavaleiro da mesa redonda Marragante
8. Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado
- Ano: 1975
- Direção: Terry Gilliam e Terry Jones
- Gênero: comédia
Outro filme sobre o lendário Rei Arthur, mas desta vez a chave é encontrar o Graal de Cristo: o Santo Graal. Para isso, Arthur precisa encontrar o melhor cavaleiro para acompanhá-lo na realização de sua gloriosa tarefa. Em 2000, os leitores da revista britânica Total Film classificaram “Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado l” como o quinto filme mais interessante de todos os tempos.