Aqui você encontra as melhores indicações para uma escolha assertiva.

Diversos

Os Melhores Restaurantes de Curitiba em 2022

Curitiba é repleta de ótimos restaurantes que servem as mais diversas culinárias internacionais, além de agregar brilho à culinária brasileira.

A culinária local reflete a influência de imigrantes que fizeram parte da cidade, como portugueses, espanhóis, alemães, poloneses, ucranianos, italianos e muitos outros.

Entre os pratos mais tradicionais, estão a carne de onça, o pinhão e o barreado, iguaria feita com vários tipos de carne bem temperados e cozidos em panela de barro, servidos com farinha de mandioca, arroz e banana-da-terra.

Mas antes de começar a beber, vamos mostrar os melhores restaurantes de Curitiba para você escolher quais vão entrar na sua lista.


Tempo estimado de leitura: 14 minutos

Como Escolher o Melhor Restaurante de Curitiba

Se você mora em Curitiba, ou está visitando a cidade, não faltam restaurantes para escolher! Este guia contém dicas importantes para ajudá-lo a pesquisar, como considerar os prêmios de cada restaurante e as avaliações de clientes no Google Maps. Confira!

Verifique a Especialidade Culinária de cada Restaurante

Os imigrantes europeus e asiáticos são parte fundamental da formação da cultura culinária brasileira. Em Curitiba, não é exceção! A culinária local é caracterizada por italiana, francesa, suíça, eslava, japonesa e muito mais.

O mesmo restaurante costuma ter menus com referências culinárias diferentes, como franco-italiano ou franco-suíço. O mesmo vale para os restaurantes asiáticos de Curitiba, que incluem elementos de pratos japoneses, chineses, tailandeses, entre outros.

Confira o Ano de Fundação e a História do Restaurante

Alguns dos melhores restaurantes de Curitiba estão no mercado há décadas, enquanto outros restaurantes recentes marcaram a cidade. Por essa diversidade, o turismo gastronômico é uma das formas mais interessantes de explorar a capital do Paraná.

O restaurante Familia Madaloso está no mercado há mais de 50 anos. É muita tradição, não é? Outros como o HAI YO têm menos de 10 anos, mas ainda são ótimas opções para você visitar e saborear.

Considere o Reconhecimento e os Prêmios Gastronômicos de cada Restaurante

Como toda grande capital do Brasil, Curitiba é uma cidade com vários restaurantes famosos e premiados. Aliás, ficar por dentro desses reconhecimentos é um ótimo padrão na hora de escolher um bom restaurante, pratos deliciosos e experiências divertidas.

O portal online VEJA Comer & Beber é um dos principais radares da gastronomia brasileira, oferecendo reconhecimento anual nas mais diversas categorias. O mesmo vale para o Prêmio TOPVIEW Gastronomia, que são concedidos anualmente aos melhores restaurantes e serviços do sul do Brasil.

O Prêmio Bom Gourmet também é uma importante fonte de referência para gastronomia, apenas para a cidade de Curitiba. Outros meios de consulta são os rankings anuais de usuários do TripAdvisor e as avaliações gastronômicas do portal Gazeta do Povo.

Confira o Horário de Funcionamento do Estabelecimento

Poucos restaurantes em Curitiba abrem toda semana. A maioria fica fechada por 1 a 2 dias, especialmente aos domingos e segundas-feiras. Então não deixe de conferir a programação que o restaurante disponibiliza em suas redes sociais!

O mesmo vale para os sistemas de reservas de restaurantes. O ideal é entrar em contato com os canais de comunicação do espaço e se manter informado sobre essa opção. Assim, pode garantir uma visita agradável sem correr o risco de descobrir que o restaurante está fechado ou não tem mesas.

Pesquise Sobre o Chef do Restaurante

Curitiba atrai chefs do Brasil e do mundo. Alguns viajam pelo mundo, acumulam prêmios e reconhecimentos na gastronomia e se instalam na capital paranaense. Por isso, a cidade adquiriu uma grande variedade de cozinhas internacionais.

Então, conheça mais sobre a trajetória de carreira do chef! Você conhecerá as referências por trás dos pratos e o caminho que o levou a administrar o restaurante associado. Claro, a experiência será mais completa!

O Centro de Curitiba Concentra a Maioria dos Melhores Restaurantes da Cidade

Curitiba é dividida em grandes regiões administrativas. Matriz é a área da cidade, incluindo o centro e demais bairros do entorno. A maioria dos restaurantes famosos da capital paranaense estão localizados neste entorno, por isso é fácil de encontrar.

Bairros como Batel, Cabral e Mercês recebem restaurantes de diversas cozinhas de todo o mundo, e Santa Felicidade, tradicional bairro italiano, oferece uma opção clássica e imperdível na zona oeste da cidade. Se você é um turista, essas áreas podem ser lugares ideais para ficar!

Os Melhores Restaurantes de Curitiba

1. La Varenne – Restaurante Franco-Italiano

melhores restaurantes

O La Varenne é um dos restaurantes mais refinados e elegantes da capital paranaense. A alta gastronomia do espaço mescla inspirações francesas e italianas, trazendo o melhor dessas cozinhas tradicionais europeias. O ambiente sofisticado completa a experiência.

O menu é inspirado nos escritos do chef francês do século XVII François Pierre de La Varenne. Os destaques incluem massas leves, peixes tradicionais artesanais, como peixes selvagens do Alasca e trufas da Sardenha.

  • Prêmios: Melhor Restaurante de Curitiba (VEJA Comer & Beber 2019), Chef do Ano (VEJA Comer & Beber 2019) e mais
  • Endereço: Avenida do Batel, 1868 – Loja 405 – Batel
  • Especialidade: Cozinha francesa e italiana
  • Fundação: 2014
  • Comando Simone Brunelli

2. Nomade Restaurante – Dentro do Luxuoso Nomaa Hotel

melhores restaurantes

O restaurante Nomade segue a filosofia de sofisticação do hotel onde está localizado. O ambiente aqui incorpora biblioteca, bar, sala de jantar e sala de estar, trazendo muito conforto e sofisticação à experiência. As refeições vão do café da manhã ao jantar.

De acordo com o site do espaço, os sabores locais ganham destaque nos pratos inovadores e requintados. Os ingredientes incluem carnes como frango e filé mignon, arroz, fubá, maionese de batata, ovos fritos e tapioca frita. Ótima opção para brunch, almoço e jantar!

  • Prêmios: Melhor Restaurante de Curitiba (VEJA Comer & Beber 2018), Melhor do Ano (Prêmio TOPVIEW 2019)
  • Endereço: Rua Gutemberg, 168 – Batel
  • Especialidade: Cozinha brasileira
  • Fundação: 2015
  • Comando: Luan Honorato

3. Família Madalosso – O Maior Restaurante de Curitiba e da América Latina

melhores restaurantes
MADALOSSO – CURITIBA – 04/10/2013 – BOM GOURMET – Restaurante Madalosso completa 50 anos em 2013. – Foto: Daniel Castellano / Agência de Noticias Gazeta do Povo

Com atendimento familiar e valorização da herança italiana, o Família Madalosso é um dos restaurantes mais famosos do Brasil e da América Latina. O restaurante fica em um grande complexo de Curitiba e é administrado pela família Madalosso há quase 60 anos.

O cardápio inclui deliciosas massas e receitas cheias de história. Frango e polenta também são pratos muito populares, com 4,6 estrelas combinadas no Google Maps. Se estiver de passagem pelo tradicional bairro de Santa Felicidade, não deixe de passar no restaurante curitibano Madalosso!

  • Prêmios: Melhor Restaurateur – Beto Madalosso (Prêmio TOPVIEW 2020), Melhor Reinvenção do Cardápio na Pandemia (Prêmio TOPVIEW 2020)
  • Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade
  • Especialidade: Cozinha italiana
  • Fundação: 1963
  • Comando: Beto Madalosso

4. HAI YO – Melhor Restaurante Oriental de Curitiba

melhores restaurantes

Em sua curta história, o HAI YO acumulou prêmios importantes na cidade de Curitiba, como o reconhecimento do Prêmio Bom Gourmet 2019. O menu foi desenvolvido pelo ex-chef Kazuo Harada, que já havia sido premiado com 1 estrela Michelin antes de fundar o espaço.

Hoje, o restaurante é comandado pelo chef Lucas Coelho, que continua oferecendo alta gastronomia asiática. O espaço mistura referências da China, Japão, Tailândia, Vietnã e Malásia. Localizado no sofisticado hotel Grand Mercure Rayon, este é um dos melhores restaurantes de Curitiba.

  • Prêmios: Melhor Restaurante Oriental de Curitiba (Prêmio Bom Gourmet 2019), Travellers’ Choice (TripAdvisor 2020)
  • Endereço: Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro
  • Especialidade: Cozinha oriental
  • Fundação: 2018
  • Comando: Lucas Coelho

5. Bobardí – Cozinha Internacional e Sofisticada

melhores restaurantes

Segundo o site oficial do Bobardí, a proposta do espaço é “rejeitar a gastronomia”, oferecendo o melhor da clássica cozinha internacional. Liderado pelo Chef Jean Cardoso Vriesman, o espaço privilegia a comida de verdade e respeita a essência dos ingredientes.

O cardápio inclui pratos tradicionais de todo o mundo, como uma variedade de risotos, raviólis, saladas, carnes e peixes. Bobardí tem uma grande adega no local, oferecendo desde vinhos selecionados até refrigerantes cheios de sabor.

  • Prêmios: Melhor Almoço de Domingo (Prêmio TOPVIEW 2018), Indicado a Melhor Restaurante Contemporâneo (4º Prêmio Sabores de Curitiba 2020)
  • Endereço: Avenida Munhoz da Rocha, 757 – Cabral
  • Especialidade: Cozinha internacional
  • Fundação: 2015
  • Comando: Jean Cardoso Vriesman

6. Lisboa Gastronomia – Clássicos Sabores Portugueses

melhores restaurantes

O restaurante Lisboa Gastronomia de Curitiba já apresentou especialidades do espaço com o seu nome. Os pratos aqui realçam os sabores tradicionais da cozinha portuguesa, e este é um espaço ideal para quem pretende uma experiência deliciosa e confortável.

O bacalhau e a sapateira ganham destaque na ementa, juntamente com outros deliciosos peixes, risottos, massas e grelhados. Segundo o site Lisboa Gastronomia, esses pratos são para os amantes da alta cozinha internacional e perfeitos para quem procura um ótimo restaurante ibérico em Curitiba!

  • Prêmios: Indicado a Melhor Restaurante Ibérico (Prêmio TOPVIEW 2017), Travellers’ Choice (TripAdvisor 2020)
  • Endereço: Alameda Princesa Izabel, 420 – Mercês
  • Especialidade: Cozinha portuguesa
  • Fundação: 2008
  • Comando: Joubert Cordeiro

Conclusão

A comida é uma das formas de viagem mais interessantes do mundo. Em Curitiba, tudo é diferente! A capital do estado do Paraná tem muitos restaurantes famosos que servem pratos para todos os gostos.

Agora que você já sabe escolher os melhores restaurantes de Curitiba, que tal recomendá-los para seus amigos e familiares? Se você já mora na cidade, escolha um lugar que ainda não conhece em nosso ranking. Se você está visitando pela primeira vez, há 6 opções para você explorar!


Leia Também:

5/5 - (1 vote)
Postagens Relacionadas
Diversos

Rastreio de Celular: Principais Aplicativos em 2023

Neste tutorial, dê uma olhada detalhada e explore os principais aplicativos gratuitos de rastreamento de celular, juntamente com seus preços, recursos e…
Diversos

Os Melhores Restaurantes de São Paulo em 2022

Conhecer os melhores restaurantes de São Paulo é uma das maneiras mais emocionantes de conhecer a maior cidade da América Latina. Nesta…
Diversos

As Melhores VPNs Gratuitas para Você

Reunimos as melhores VPNs (Redes Privadas Virtuais) gratuitas para usuários da Internet que buscam segurança, privacidade e flexibilidade. O Hide.me se destaca como o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − vinte =

×