Aqui você encontra as melhores indicações para uma escolha assertiva.

Diversos

Pinterest – O Que é e Como Usar

5/5 - (1 vote)

O Pinterest é uma plataforma criada para pessoas que procuram imagens inspiradoras em diferentes áreas. A rede permite encontrar ideias decorativas, reproduções de obras de arte, conceitos arquitetônicos e outros compartilhamentos que podem ser salvos pelos usuários. Para tirar suas dúvidas, preparamos um artigo que apresenta o Pinterest e mostra como a plataforma funciona.

À primeira vista, o Pinterest pode ser confundido com uma rede social voltada para mulheres. Este é um erro de avaliação comum que impede muitos de perceber o verdadeiro potencial da plataforma. Em suma, esta rede não é apenas para compartilhar receitas, exemplos de maquiagem ou pensamentos sinceros.

As redes sociais estão cada vez mais associadas ao marketing empresarial. Embora a plataforma ainda seja ignorada por muitas empresas, ela ainda tem grande potencial para potencializar as campanhas visuais da marca e é uma importante alternativa de marca para integração com os clientes.


Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O Que é o Pinterest e Como ele Funciona?

Pinterest é usado como uma rede social para compartilhar fotos. Os usuários podem criar seus perfis no site e seguir amigos e páginas que consideram inspiradoras. Foi desenvolvido como um quadro de inspiração onde cada usuário pode criar diferentes pins temáticos, apresentando diferentes conceitos na imagem.

Os quadros criados podem ser públicos ou privados. Esse recurso é ótimo para pessoas que desejam manter seus pensamentos para si mesmas ou compartilhar com seus seguidores dentro do site.

No entanto, é importante lembrar que a plataforma foi criada para facilitar a descoberta desses conceitos inspiradores, mas os usuários também são aconselhados a manter sua inspiração anônima.

Desde que começou a ser exibida em 2010, a rede social se posicionou como um dos primeiros buscadores visuais do mundo, mas funciona de forma diferente em relação ao Google Imagens. A plataforma do Google é um indexador de imagens presentes que aparecem em sites da web e não funciona em um ambiente fechado como uma rede social.

Hoje, a plataforma tem mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, é muito utilizado por profissionais, empresas e pessoas que buscam inspiração para decorar ambientes e visualizar imagens criativas para ideias para postagens na internet.

Pinterest

Recursos do Pinterest para Empresas

Não surpreendentemente, as redes sociais fornecem recursos e características de uso que ajudam as empresas a conduzir suas atividades online. Apesar de ter sido criado para pessoas, o Pinterest foi absorvido pelas empresas pelo enorme potencial que oferecia para o marketing digital.

Com o tempo, os desenvolvedores da rede perceberam a necessidade de ferramentas corporativas e criaram ferramentas específicas, como contas corporativas e ferramentas de análise de engajamento. Essa mudança na web aumentou as possibilidades para as empresas, tornando a plataforma uma excelente opção para negócios online.

Mesmo que fique atrás do Facebook e Instagram em termos de ferramentas corporativas, o Pinterest pode atingir um público específico e se tornar uma alternativa para marcas que lidam com trending topics dentro da plataforma. A estratégia é divulgar conteúdo que possa ser referência para as pessoas encontrarem inspiração.

O compartilhamento de contas corporativas pode gerar ideias de clientes em potencial relacionadas a conceitos de marca. A plataforma fornece engajamento orgânico ao interagir com usuários que usam a plataforma para criar seus próprios frameworks. Essas interações podem gerar mais visitas às operações de outras empresas, como páginas em redes sociais e sites que vendem produtos.

Em muitos casos, essas empresas podem até sugerir compras organicamente. Os internautas podem absorver ideias e buscar comprar produtos relacionados aos pins visualizados.

Para empresas que não têm certeza se devem realizar um evento no Pinterest, alguns dados podem ser importantes:

  • 77% dos usuários descobriram novas empresas e seus produtos usando a plataforma;
  • 98% das pessoas já experimentaram um produto ou experiência na plataforma;
  • 84% visitam a plataforma durante a decisão de compra de um produto.

Principais recursos e como usar o Pinterest

O site permite que você crie uma conta inserindo um endereço de e-mail ou importando dados do Facebook ou Google. No entanto, as empresas precisam selecionar a opção “Criar uma conta comercial” disponível na página inicial da plataforma. A configuração do perfil é intuitiva e semelhante a programas em outras redes sociais.

No entanto, as contas corporativas exigem etapas mais complicadas, que mostraremos a seguir.

  • Passo 1. Após definir a parte inicial da conta, clique no ícone de três pontinhos na parte superior da tela para entrar em “Configurações”;
  • Passo 2. Insira o nome da empresa e suas principais características. Para isso, verifique uma das atividades sugeridas da plataforma. Isso define sua conta comercial e você está pronto para usar a plataforma.

Como Criar uma Pasta no Pinterest?

Pastas ou quadros são onde o conteúdo visual é mantido. Lembre-se de usar palavras-chave nos títulos das pastas. Essa ação ajudará outros usuários a encontrar seu conteúdo com mais facilidade.

  • Passo 1. Clique no seu avatar e selecione “Pasta”;
  • Passo 2. Clique no ícone “+” e defina um nome para o painel e crie seu tema.
  • Etapa 3. Clique em Criar para definir seu novo painel.

Como Criar um Pin com uma Foto no Pinterest?


Pins são compartilhamentos de imagens no Pinterest. É importante criar uma descrição completa de cada conteúdo usando palavras-chave para facilitar sua localização. O conceito de uma imagem deve ser definido diretamente na descrição.

  • Passo 1. Acesse seu perfil e clique na opção “Criar pin”;
  • Passo 2. Selecione uma foto do seu computador ou do site usando a URL;
  • Etapa 3. Adicione uma descrição de imagem e clique em Concluir.

Como Repaginar Fotos no Pinterest?

  • Passo 1. Clique na foto que encontrar na plataforma para abrir mais opções;
  • Passo 2. Clique na opção “Salvar” e selecione uma pasta onde deseja salvar a mídia. Se você ainda não criou uma pasta, clique na opção “Criar pasta” e defina um nome para a galeria;
  • Etapa 3. Repita este processo para criar seu próprio quadro de temas usando imagens do Pinterest.


Outras dicas simples para aumentar o engajamento no Pinterest:

  • Imagens verticais mais longas captam melhor a atenção do usuário;
  • Adicione um link externo no campo correspondente;
  • Incorpore pushpins em sites e blogs;
Postagens Relacionadas
Diversos

NFT: O que é, Como Funciona e Como Comprar

5/5 – (2 votes) O mercado de criptomoedas e tecnologia blockchain alcançou popularidade sem precedentes em 2021, e as NFTs são um…
Diversos

Os Melhores Tênis Femininos para Crossfit

5/5 – (2 votes) O Crossfit é um ótimo treino para quem quer cuidar da saúde, emagrecer e melhorar o desempenho em…
Diversos

YouTube Shorts: O que é e Como Funciona?

5/5 – (1 vote) As esperanças de refúgio entre aplicativos de vídeo curto logo se tornaram mais intensas. O sucesso do TikTok…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 9 =